"Apagão" informático suspende voos nos EUA. Biden ordena investigação
11-01-2023 - 12:10
 • Renascença

Falha informática esteve na origem do problema, que durante várias horas afetou sobretudo voos domésticos. Operações já foram retomadas com normalidade. Presidente quer caso investigado, embora hipótese de ciberataque esteja, para já, excluída.

Nos Estados Unidos da América, uma falha informática afetou esta quarta-feira o sistema de controlo aéreo e levou, a dada altura, ao cancelamento de todos os voos em território norte-americano.

Segundo o regulador da aviação nos EUA, o problema deu-se no sistema que alerta os pilotos sobre possíveis perigos nas rotas de voo, um sistema que só viria a ser restaurado ao início da tarde em Lisboa, quando a mesma entidade anunciou que os aviões já podem levantar voo em segurança.

Todas as operações no sistema nacional do espaço aéreo foram afetadas, o que causou atrasos e suspensões de voos, particularmente nos voos domésticos.

Em comunicado, a entidade reguladora da aviação norte-americana revelou, ao final da manhã em Lisboa, que algumas funcionalidades estavam já a regressar, mas que se mantinham limitações nas operações do sistema nacional do espaço aéreo.

No Twitter, a assessora de imprensa do Presidente informou que a Casa Branca descarta, para já, a possibilidade de um ataque informático, mas que, ainda assim, Joe Biden já ordenou uma investigação às causas do incidente.

[notícia atualizada às 14h29]