O Presidente francês anunciou que vai declarar o estado de emergência em França. François Hollande vai fechar as fronteiras do país.
O chefe de Estado gaulês fez esta sexta-feira à noite uma declaração ao país, numa altura em que decorre uma vaga de ataques terroristas em Paris.
“Estes ataques terroristas de uma dimensão sem precedentes ocorreram na zona de Paris. Há dezenas de mortos, muitos feridos. É um horror. Vamos mobilizar todas as forças possíveis para neutralizar os terroristas e garantir a segurança nas ruas. Vou igualmente destacar reforços militares para a zona de Paris”, afirmou François Hollande.
"Temos de nos manter unidos e continuar calmos", apelou o Presidente francês nesta declaração ao país.
Há pelo menos 60 mortos e dezenas de feridos em, pelo menos, sete atentados diferentes, em vários pontos de Paris.
Um dos ataques teve como alvo a sala de espectáculos Bataclan. Cerca de uma centena de pessoas foram feitas reféns e pelo menos 15 foram mortas. As forças de segurança cercaram o teatro.
O primeiro atentado a ser conhecido teve lugar num restaurante, depois seguiram-se vários explosões nas imediações do Stade de France, onde decorria um jogo amigável entre a França e a Alemanha. Estes rebentamentos terão sido provocados por bombistas suicidas.
Além destas três situações, há também registo de tiroteios junto ao Museu do Louvre, num centro comercial e no Centro Pompidou.