O Vaticano divulgou esta terça-feira o lema e o logotipo da viagem do Papa Francisco ao Cazaquistão, de 13 a 15 de setembro, para participar no VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais.
"Mensageiros de paz e de unidade" é o mote desta viagem internacional do Papa à capital do Cazaquistão, Nursultan, e escrito no logotipo em cazaque, na parte de cima, e russo, na parte de baixo, informa o portal Vatican News.
Esta terça-feira, foi também apresentado o logotipo onde se destacam mãos e um coração, uma pomba, um ramo de oliveira e “um ‘shanyrak’, um elemento da casa tradicional do povo cazaque.
“As asas são representadas por duas mãos unidas, simbolizando as dos mensageiros da paz e da unidade. O coração, dentro das asas, representa o amor, fruto da compreensão recíproca, da cooperação e do diálogo”, divulgou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
O ramo de oliveira estilizado é representado por “uma imagem ornamental típica cazaque” e no fundo do logotipo existe “um ‘shanyrak’ de cor azul claro, um elemento da casa tradicional do povo cazaque, ‘o iurtep, e, dentro, uma cruz amarela”.
Sobre as cores utilizadas explica que o azul claro e amarelo são da bandeira do Cazaquistão, o amarelo e branco, as da bandeira do Vaticano, enquanto o verde do ramo de oliveira simboliza a esperança.
A viagem do Papa ao Cazaquistão realiza-se de 13 a 15 de setembro, e no início deste mês o Vaticano publicou o programa da vista.
A chegada à capital cazaque, Nursultan, está prevista para as 17h45 (12h45 em Lisboa) de 13 de setembro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas no Palácio Presidencial, e uma visita de cortesia ao presidente da República Kassym-Jomart Tokayev.
No mesmo dia, às 19h30, Francisco terá um encontro com autoridades, representantes da sociedade civil e do corpo diplomático no ‘Qazaq Concert Hall’, onde fará seu primeiro discurso.
A 14 de setembro, depois de um momento de oração em silêncio dos líderes religiosos, o Papa participa na abertura e sessão plenária do VII Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais, no Palácio da Paz e da Reconciliação, proferindo o seu segundo discurso.
Após a conclusão do evento, Francisco vai ter encontros privados com líderes religiosos, e, pelas 16h30, Francisco preside a uma Missa na Praça da Expo.
O último dia da visita do Papa inclui um encontro com representantes da Igreja Católica, na Catedral Mãe de Deus do Perpétuo Socorro, antes da leitura da declaração final e conclusão do congresso, no Palácio da Paz e da Reconciliação.