Carlos Carvalhal é o novo treinador do Olympiacos, anunciou o clube grego esta terça-feira.
O treinador português, de 58 anos, sucede ao espanhol Diego Martínez, que não resistiu aos maus resultados. O Olympiacos caiu para o quarto lugar do campeonato da Grécia, a três pontos do líder, o Panathinaikos, depois de empatar (2-2) na visita ao Volos, no domingo.
Além disso, foi eliminado da Liga Europa, depois de uma goleada, por 5-0, no terreno dos alemães do Friburgo, embora possa, ainda, qualificar-se para o "play-off" de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência.
"Que os jogadores tenham a melhor época das suas vidas"
Em conferência de imprensa, Carvalhal salienta que o Olympiacos é "um dos maiores clubes da Europa e do mundo" e promete aos adeptos bom futebol, sabendo que "as mudanças têm de ser ontem".
"Temos uma filosofia de jogo muito ofensiva. As nossas equipas, normalmente, fazem muitos golos, defendem muito bem e valorizam muito os jogadores. Os jogadores atingem muitíssimas vezes o melhor nas suas carreiras. É isso que queremos para o Olympiacos: que os jogadores consigam fazer a melhor época das suas vidas, que desfrutem do nosso futebol e que os adeptos desfrutem também do nosso futebol, a ganhar, que é o mais importante", destaca.
O português pede tempo para afinar por completo a equipa conforme o seu estilo de jogo, sem descurar a urgência de vencer:
"Estamos aqui para vencer, para lutar com todas as nossas forças nas três competições em que o Olympiacos está envolvido. Tudo está em aberto. Aquilo que desejo é que os adeptos nos acompanhem sempre. Só todos juntos conseguiremos os nossos objetivos. Contamos com todos."
Reviver a primeira experiência fora de Portugal
Trata-se de um regresso à Grécia para Carlos Carvalhal, 15 anos depois.
Em 2008/09, na primeira experiência no estrangeiro, treinou o Asteras Tripolis. Agora, volta para orientar o clube mais vezes campeão grego, que na última época terminou o campeonato em terceiro lugar. Encontra dois portugueses: o médio João Carvalho e o avançado Daniel Podence.
Carvalhal volta ao ativo, depois de ter deixado o Celta de Vigo, de Espanha, no final da temporada passada. O técnico passou por vários clubes e países, entre os quais Sporting, Rio Ave ou Braga, entre outros em Portugal, Swansea e Sheffield Wednesday (Reino Unido), Besiktas e Istambul Basaksehir (Turquia), e Al Wahda (Emirados Árabes Unidos).