A presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, Natércia Cabral, defendeu, esta terça-feira, a construção de uma terceira travessia sobre o Tejo na zona de Lisboa.
Durante uma audição no Parlamento, Natércia Cabral disse que uma nova ponte é muito importante para a melhoria da circulação ferroviária.
“Se nós vamos fazer isto tudo, a terceira travessia é o grande ‘missing link’ [elo de ligação em falta]. Falta ali qualquer coisa a ligar tudo. Se não fizermos nada, se calhar, conseguimos viver com a situação que temos. Agora, se fizermos eixos internacionais, se quisermos melhorar a ligação Norte-Sul, incluir o Algarve, precisamos da terceira travessia”, referiu.
“Há que retomar o estudo da terceira travessia. Nós apontamos para uma terceira travessia ferroviária, mas é o estudo que dirá o que é feito. Sobre o ponto de vista ferroviário, ela é necessária”, sublinhou Natércia Cabral.
A presidente do Conselho Superior de Obras Públicas disse que, face ao nível de investimentos de que Portugal vai dispor, é tempo de apostar numa ligação ferroviária relevante entre Lisboa e o Porto.
Em declarações à Renascença, o presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos alerta para a necessidade de uma "visão integrada" que promova a coesão do território.
Sem comentar uma possível terceira travessia do Tejo na zona de Lisboa, Bento Gonçalves lembra que Portugal não se resume ao litoral.