II Liga. O que falta decidir na última jornada
16-05-2021 - 23:22
 • Renascença

Estoril já garantiu o título, mas há ainda indecisão na luta pela outra vaga de subida à I Liga e de "play-off", assim como na luta pela manutenção, ainda com seis equipas na corda bamba.

Falta uma jornada para terminar a II Liga e ainda só está decidido o campeão. Quem acompanha o Estoril na subida? Quem desce? Tudo está adiado para a última jornada do campeonato.

O Estoril até perdeu na jornada 33, mas o título está conquistado e a subida carimbada, com 67 pontos.

Na luta pela chegada à I Liga estão as duas equipas que subiram à II Liga esta temporada: o Vizela, que só depende de si próprio com 63 pontos para subir diretamente, o Arouca com 62 e que leva uma série de oito jogos consecutivos a vencer e ocupa o lugar de "play-off", e Académica, que soma 58 pontos, mas ainda com dois jogos por realizar.

A Briosa vai ter de repetir a partida contra o Vilafranquense, por decisão da FPF, e reentrou na corrida ao segundo posto da II Liga. É precisamente a repetição do Académica-Vilafranquense, que tinha terminado 1-1, que está a baralhar as contas da subida e da descida. O jogo está marcado para as 18h00, de dia 19 de maio.

Em caso de vitória, a Académica precisa ainda de esperar de deslizes de Arouca ou Vizela para garantir, pelo menos, o lugar de "play-off". A equipa de Coimbra tem vantagem no confronto direto contra o Arouca, e nulo contra o Vizela. Caso o Vizela empate na última ronda e a Académica vença, o lugar será decidido por diferença de golos, que nesta altura é de +21 nos vizelenses e +15 na Académica.

Destaque na última jornada para o Arouca-Desportivo de Chaves. Os transmontanos ficaram oficialmente arredados da luta pela subida nesta jornada, assim como o Feirense, mas podem complicar as contas do Arouca.

Contas mais complicadas na permanência

Já na luta pela permanência estão ainda seis clubes para dois lugares: Cova da Piedade, Académico Viseu, FC Porto B, Oliveirense e Varzim e Vilafranquense (a quem também faltam duas partidas), que são os dois que estão atualmente abaixo da “linha de água”.

O Cova Piedade está praticamente garantido na II Liga, com 34 pontos. Depois, Académico Viseu tem 33, FC Porto B 32, Oliveirense 31, Varzim e Vilafranquense (menos dois jogos) 30.

O Cova da Piedade é a equipa mais tranquila e apenas desce se perder com o Casa Pia na última ronda, o Vilafranquense não somar quatro pontos nos últimos dois jogos e a Oliveirense conseguir vencer e anular a diferença de 10 golos para a equipa de Almada, uma vez que ambos os jogos entre os dois emblemas terminaram empatados sem golos.

O Vilafranquense joga a última jornada em casa do Vizela, obrigado a vencer para subir à I Liga. O Académico de Viseu recebe o Sporting da Covilhã, que garantiu a permanência na última ronda com uma vitória sobre o campeão Estoril.

De acordo com os regulamentos, as equipas B defrontam-se sempre no fim do calendário, e Benfica B recebe os ainda "aflitos" dragões, que somam 32 pontos e deverão receber novamente vários reforços da equipa principal.