Sporting confirma Gyokeres, o reforço mais caro de sempre
13-07-2023 - 15:00
 • Renascença

Ponta de lança internacional sueco, de 25 anos, chega a Alvalade vindo dos ingleses do Coventry City. Gyokeres assinou contrato até 2028 e pode custar até 24 milhões de euros.

O Sporting anunciou, esta quinta-feira, a contratação do avançado internacional sueco Viktor Gyokeres ao Coventry City.

O valor total do negócio com o clube da II Liga inglesa pelo ponta de lança, de 25 anos, pode chegar aos 24 milhões de euros: 20 milhões no imediato e os restantes quatro milhões em bónus, conforme explica o Sporting em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). É a contratação mais cara da história do Sporting.

O Coventry fica com direito a receber 15% da mais-valia de uma futura transferência, embora esse valor possa ser reduzido para até 10%, "por opção da Sporting SAD ou em função da concretização parcial dos objetivos individuais e coletivos" contemplados nas variáveis.

Gyokeres assina contrato válido por cinco temporadas, até 2028, e fica com cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, a mais alta do plantel. Vestirá a camisola 9, que estava sem dono desde a saída de Slimani.

O Sporting suporta o valor do mecanismo de solidariedade. O clube leonino informa, ainda, que os encargos com serviços de intermediação ascendem aos dois milhões de euros, 10% do total da transferência.

Gyokeres foi o segundo melhor marcador do Championship, na última época, com 21 golos (mais 12 assistências), apenas atrás do inglês Chuba Akpom (28 golos, ainda que só duas assistências), do Middlesbrough.

Ao todo, o avançado sueco marcou 22 golos e fez 12 assistências em 50 jogos pelo Coventry. Também na seleção começa a encontrar o seu espaço: três golos e duas assistências em 14 internacionalizações.

Formado nos suecos do Brommapojkarna, Viktor Gyokeres rumou a Inglaterra ainda adolescente, para jogar no Brighton & Hove Albion. Depois de empréstimos a clubes alemães e galeses, mudou-se para Coventry em 2020/21, primeiro cedido e depois em definitivo.