Rúben Amorim, treinador do Sporting, acredita que chegará o dia em que a equipa poderá ser candidata a vencer as provas europeias. Em antevisão ao primeiro duelo com a Juventus, dos quartos de final da Liga Europa, o técnico leonino garante que nada mudou depois de eliminar o Arsenal: o Sporting continua a correr por fora na prova.
"Não aumentámos o estatuto, mas certamente que olham diferente do que antes do jogo com o Arsenal. Mas continuamos a ser um 'outsider'. Chegará o dia em que seremos candidatos. Mas isso não retira ambição, queremos ganhar", disse.
O Sporting nunca venceu em Itália e Amorim quer ser o treinador a quebrar esse registo. No entanto, o treinador realça a boa forma da Juventus.
“Esse é sempre o objetivo, mas temos de ter noção da qualidade da Juventus. Já vimos muitos jogos da Juventus e muitos dizem que não está a fazer a época que devia, mas sem os pontos retirados na secretaria estaria em segundo lugar. Ganhar à Juventus seria sempre algo fantástico, mas não nos podemos esquecer que se trata de uma eliminatória a duas mãos”, explica.
Para voltar a superar as expectativas, Amorim acredita que é preciso "um Sporting muito perfeito e uma Juventus abaixo das suas performances normais".
"Temos de ficar frustrados quando não correspondemos. Após o empate em Barcelos e sofrer três golos diante do Casa Pia, isso obriga-nos a ficar frustrados. Amanhã, espero que seja o senhor Allegri a ficar zangado e frustrado com os seus jogadores. Temos sempre a responsabilidade de ganhar todos os encontros, mas amanhã é outro mundo e a Juventus terá a responsabilidade de ganhar este encontro. A Juventus tem mais experiência que a equipa do Arsenal”, atira.
Sporting e Juventus estão, neste momento, fora dos lugares de qualificação para a Liga dos Campeões nos respetivos campeonatos. Vencer a Liga Europa abre a porta da Liga dos Campeões, mas Amorim acredita que isso pesa mais nos jogadores da formação italiana.
Mais do que a presença na Champions, o aliciante da Liga Europa para Amorim seria vencer a prova para acrescentar um título europeu ao museu do Sporting.
“Esse objetivo [entrar na Champios] entra mais na cabeça dos jogadores da Juventus, pelo seu estatuto. Também tem impacto no nosso clube, mas o nosso projeto é completamente diferente, de jovens, temos um processo em andamento, que está num bom caminho, que pode compensar uma não ida à Liga dos Campeões. Claro que ganhar a Liga Europa seria muito mais marcante para nós do que para a Juventus, até porque só temos uma Taça das Taças”, atira.
Esgaio alimenta esperança
O lateral do Sporting Ricardo Esgaio também marcou presença na conferência de imprensa. O português diz que a equipa tem "perfeita noção" que é possível vencer em Turim.
“Podemos ganhar a qualquer equipa, como podemos perder contra qualquer equipa. Agora, vamos defrontar a Juventus, um rival de enorme valia, mas também sabemos da nossa. E temos perfeita noção que podemos ganhar amanhã”, disse.
O lateral acredita que Juventus e Arsenal “são equipas completamente diferentes com características distintas. A Juventus tem mais experiência a nível europeu. Analisámos bem os jogos deles para ver os pontos que devíamos explorar”.