A solução para milhões de viaturas afectadas pelo escândalo de emissões no grupo Volkswagen pode demorar 11 meses, indica o plano apresentado pela multinacional alemã.
A empresa vai mandar recolher fazer alterações em todas as viaturas com motor a diesel Euro-5, de 2.0, 1.6 e 1.2 litros, que equipa modelos das marcas Volkswagen, Audi, Seat e Skoda.
Todos os motores serão sujeitos, a partir de Janeiro, a uma actualização do software fraudulento, que nas inspecções conseguia esconder os valores reais das emissões de gases.
No entanto, os motores de 1.6 litros esta mudança no software não é suficiente, indica a Volkswagen.
Nesta motorização será também necessário realizar ajustamentos ao nível do hardware, reparação só poderá acontecer dentro de 11 meses, em Setembro de 2016, refere o grupo alemão.
De acordo com o ministro alemão dos Transportes, há cerca de 3,6 milhões de viaturas com motor de 1.6 litros. Alexander Dobrindt não esclareceu se este número é referente apenas ao mercado alemão ou a todo o mundo.
O número de viaturas equipadas com o software fraudulento ronda os 11 milhões espalhadas por vários países. Em Portugal, haverá 94.400 carros nesta situação.