​Paulo Portas vai estar na convenção da AD
19-01-2024 - 09:49
 • Manuela Pires

O antigo líder do CDS vai discursar na convenção da Aliança Democrática marcada para domingo, no Estoril. O encontro reúne 24 oradores e será encerrado pelo líder do PSD, Luís Montenegro.

Paulo Portas vai estar na convenção da Aliança Democrática (AD), no próximo domingo, no Estoril, momento que marca um regresso do antigo líder do CDS à vida partidária.

O antigo líder do CDS e ministro dos governos de Durão Barroso e Passos Coelho vai fechar as intervenções da manhã, Portas fala por volta das 13h00. O antigo ministro que está arredado da vida partidário desde que abandonou a liderança do partido, participou, nos últimos tempos, em reuniões do CDS que antecederam a criação da coligação pré-eleitoral.

Outro regresso é o de Leonor Beleza. A antiga ministra de Cavaco Silva já tinha marcado presença no congresso de Almada, em novembro, mas na convenção vai discursar, assim como o antigo deputado social-democrata José Eduardo Martins.

Na nota de imprensa, a AD diz-se que o encontro que vai juntar “um conjunto de personalidades independentes e partidárias com o objetivo principal: mais do que um projeto partidário, este é um projeto de governo”.

Carlos Moedas, o presidente da câmara de Lisboa, tem também presença garantida na convenção do Estoril tal como o autarca de Cascais, Carlos Carreiras.

Para além de Paulo Portas, o CDS conta ainda com o líder Nuno Melo e a antiga deputada Cecília Meireles.

A convenção, que se realiza poucos dias depois do Conselho Nacional do PSD que aprovou as listas a deputados da Aliança Democrática, vai contar com vários candidatos, entre eles Eduardo Oliveira e Sousa, ex presidente da Confederação dos Aagricultores de Portugal, Liliana Reis, professora universitária, Alexandra Homem Cristo, a advogada Rita Júdice e a ex bastonária da Ordem dos Farmacêuticos Ana Paula Martins.

José Pedro Aguiar Branco, ex-ministro da Defesa e da Justiça, e Ana Gabriela Cabilhas, ex-presidente da Federação Académica do Porto, são dois candidatos a deputados que discursam durante a tarde.

Paulo Carmona, presidente do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, João Marques Almeida, consultor em Riscos Políticos e Geopolíticos e Assuntos da União Europeia, integram também a lista de convidados da Convenção no Estoril.

A Aliança Democrática quer abrir o espaço aos independentes e juntar várias áreas temáticas. Por isso, são também convidados o escritor e editor Francisco José Viegas, o maestro e compositor Rui Massena, a analista de mercados Catarina Castro e o pedopsiquiatra Pedro Strecht.

A Aliança Democrática foi anunciada antes do Natal em comunicado e apresentada publicamente no passado dia 7 de janeiro numa iniciativa no Porto e que contou com os discursos dos três líderes dos partidos que integram a coligação, para além de Miguel Guimarães, ex bastonário da ordem dos médicos que é cabeça de lista no Porto.