Os Mundiais de natação que deveriam decorrer em maio, em Fukuoka, no Japão, foram adiados para 2023, devido ao cancelamento de provas de qualificação em vários países, motivado pela pandemia de Covid-19, anunciou a organização, esta segunda-feira.
A competição estava inicialmente agendada para o verão de 2021, mas a Federação Internacional de Natação (FINA) preferiu adiar para maio de 2022, para evitar a proximidade com os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, que também foram adiados em um ano devido à pandemia.
“É verdadeiramente dececionante [o adiamento dos Mundiais] se pensarmos quanto os nadadores e os adeptos esperavam pelo momento” do início dos campeonatos, reconheceu o presidente da câmara de Fukuoka, Soichiro Takashima, em conferência de imprensa.
A organização e a FINA decidiram adiar de novo os Mundiais, até julho de 2023, devido ao cancelamento de várias provas de apuramento e às restrições nas viagens internacionais impostas pelo Japão, na sequência da onda de contágios provocada pela variante Ómicron do coronavírus.