A Rainha Rania da Jordânia subiu ao palco central da Web Summit esta quarta-feira para pedir às pessoas que passem menos tempo coladas aos ecrãs e que se dediquem menos ao desenvolvimento de melhores máquinas.
“O verdadeiro progresso de que todos precisamos não é melhores máquinas, mas sim sermos melhores seres humanos”, disse.
Pode parecer um contrassenso vir à cimeira da tecnologia fazer este pedido, mas foi feito pela Rainha, que referiu estudos que apontam para uma média diária de sete horas online, um tempo que está a aumentar
“No último ano, a média diária online aumentou quatro minutos. Pode não parecer muito, mas ao fim de um ano, são mais 24 horas, um dia inteiro”, disse.
Rania considera que “o objetivo da tecnologia é tornar os nossos dias melhores”, mas diz acreditar que “estamos a desvalorizar a moeda mais preciosa de todas: o nosso tempo”.
A Rainha da Jordânia relatou depois como exemplo várias situações que testemunhou de refugiados desamparados e a falta de assistência a milhares de pessoas.
“Ao mesmo tempo que a realidade virtual melhora a cada dia, negligenciamos as necessidades da nossa vida real”, rematou a Rainha.