Polícias com “Body Radar”? Verdade ou mentira?
01-04-2022 - 09:33
 • Olímpia Mairos

A inovação tecnológica para controlar a velocidade foi anunciada pela PSP em comunicado, mas tratou-se de uma brincadeira do 1 de Abril - dia da mentira - que alerta para a sinistralidade.

A Polícia de Segurança Pública aderiu às brincadeiras do dia 1 de abril e anunciou que, a partir desta sexta-feira, todos os polícias em funções operacionais iriam estar equipados com um aparelho radar portátil.

No comunicado enviado à redação, a PSP indicava que o “Body Radar” passaria a controlar em qualquer momento e local os veículos que circulam em excesso de velocidade, uma medida que “visa aumentar a fiscalização e a redução drástica da sinistralidade rodoviária”.

Para tornar a informação ainda mais credível, a PSP esclarecia que “no ano transato, o excesso de velocidade foi fator responsável por 75% dos acidentes de viação com mortos e feridos graves”.

Nos últimos três anos registou mais de 154. 000 acidentes, dos quais 41. 326 foram acidentes com vítimas, nomeadamente 2. 086 feridos graves e 260 vítimas mortais.

Afinal, tudo não passou de uma brincadeira como confirmou à Renascença o porta-voz da PSP, Nuno Carocha.