A vitória da Fiorentina, na última noite, frente ao Viktor Plzen e consequente apuramento para as meias-finais da Liga Conferência confirmou uma vaga adicional na Liga dos Campeões à Serie A, o campeonato italiano. No entanto, há ainda uma possibilidade de seis clubes do país disputarem a liga milionária na próxima época.
A remodelação da Liga dos Campeões para uma competição de 36 equipas trouxe a novidade de duas das vagas serem atribuídas mediante a performance das nações nas temporadas anteriores.
A Serie A liderou a lista do coefeciente após uma temporada de excelência das equipas nas provas europeias, mas não tanto ao mais alto nível. Lazio, Inter de Milão e Nápoles não foram além dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas não faltaram pontos somados nas restantes competições.
Na Liga Europa, Roma e Atalanta estão nas meias-finais. No caso do clube agora orientado por De Rossi, foi às custas do AC Milan, que ficou para trás, apesar da longa e também frutífera campanha até esta fase da prova.
Já na Liga Conferência, a Fiorentina continua a somar pontos. Foi finalista vencido na época passada, frente ao West Ham, e repete presença na meia-final.
A confirmação da vaga adicional na Liga dos Campeões chegou na última noite com a combinação do bom desfecho para os clubes italianos e da semana para esquecer dos clubes ingleses. Resta apenas o Aston Villa na Liga Conferência. Manchester City, Arsenal, na Liga dos Campeões, e Liverpool, na Liga Europa, foram eliminados.
Ainda a seis jornadas do fim, é a Roma que ocupa o 5.º lugar da Serie A e pode ser o grande beneficiário da vaga adicional, um lugar que luta com a Atalanta.
O clube de Bérgamo tem, ainda assim, uma outra via para a Liga dos Campeões. A equipa de Gian Piero Gasperini surpreendeu ao eliminar - com grande estrondo - o Liverpool e está ainda na contenda pela conquista da Liga Europa, título que daria uma vaga automática para a maior prova de competições da Europa.
Nesse cenário, Inter de Milão, AC Milan, Juventus, Bolonha, Roma e Atalanta marcariam presença na fase de grupos da Liga dos Campeões.