O secretário-geral do PCP afirmou esta quinta-feira, em Santarém, que, a confirmar-se, "tem gravidade" a prestação, pela Câmara de Lisboa, de informação à Rússia sobre cidadãos daquele país que organizaram uma manifestação na capital portuguesa.
"Com toda a prudência que resulta do desconhecimento dos factos, a confirmar-se, creio que tem gravidade e que nesse sentido se coloca a necessidade do apuramento de responsabilidades dos factos e depois, naturalmente, que se decida em conformidade com essa investigação tendo em conta a sensibilidade e a gravidade da questão que está colocada", declarou Jerónimo de Sousa.
Fernando Medina já confirmou, esta tarde, a partilha de dados de três ativistas presentas numa manifestação de apoio ao opositor russo Alexey Navalny e expressou "um pedido de desculpa público" aos promotores do protesto. "Foi um erro lamentável que não devia ter acontecido". defendeu o autarca.
O secretário-geral do PCP, que hoje visitou a Feira Nacional da Agricultura, que decorre até domingo no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, recusou "fazer juízos de valor apressados" antes do "apuramento da verdade", de ser apresentada a "argumentação por parte dos responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa".
"Nestas matérias tão sensíveis, mais vale estarmos sustentados nesse apuramento da verdade do que em tal ou tal sentimento", declarou.