Abusos na Igreja. Novo patriarca de Lisboa admite indemnizar vítimas
05-09-2023 - 14:50
 • Marta Pedreira Mixão

O novo patriarca de Lisboa, que tomou posse no sábado, destacou a "perspetiva de tolerância zero para com todas as formas de abuso".

O novo patriarca de Lisboa, Rui Valério, não afasta a possibilidade do pagamento de indemnizações às vítimas de abusos da Igreja Católica, considerando que se pode tratar de um apoio para reconstruírem as suas vidas.

"Para mim, isso [indemnização] não está excluído. Faz parte da equação", disse Rui Valério aos jornalistas, depois de ter sido recebido pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva para apresentação de cumprimentos.

"Se a indemnização monetária for um apoio para que a pessoa se sinta restituída na integralidade da sua condição de ser humano, da sua capacidade de reconstruir a sua vida, nós temos de passar por esse caminho, temos de seguir essa estrada", acrescentou.

D. Rui Valério tomou posse no último sábado, na Sé de Lisboa, momento em que saudou e expressou a sua solidariedade com as vítimas "de todo o tipo de abusos".

"Não repito palavras já esmorecidas pelo uso, mas dou-vos e darei sempre a minha solidariedade, a minha presença constante, de proximidade. Convosco carregarei o fardo do vosso sofrimento, acreditando na cura e na redenção".

Com 58 anos de idade, D. Rui Valério foi nomeado pelo Papa como novo patriarca de Lisboa a 10 de agosto, sucedendo a D. Manuel Clemente.