O Bloco de Esquerda não se compromete com um acordo de legislatura com o Partido Socialista. O líder parlamentar Pedro Filipe Soares diz à Renascença que o que está a ser negociado com o PS é a viabilização de um Governo do Partido Socialista e o Orçamento do Estado para 2016.
"Perante um governo minoritário do PSD/CDS, nós temos como alternativa um governo minoritário do Partido Socialista", diz. "É essa a base inicial das conversações. Tendo em vista o quê? A viabilização desse governo e aquilo que é previsível como estando ao virar da esquina do ponto de vista de governação, que é o Orçamento do Estado para 2016."
Questionado sobre se o acordo com o PS ficará por esse OE, sem prever a viabilização dos seguintes, o bloquista respondeu que é isso que está em causa neste momento.
"Não podemos fechar à partida qualquer desfecho de uma negociação em curso. Mas o que nós nos sentamos à mesa para fazer é chegar a estes dois objectivos: a viabilização de um governo minoritário do Partido Socialista e a viabilização do Orçamento do Estado para 2016."
As declarações de Pedro Filipe Soares foram feitas no programa da Renascença em Nome da Lei, que será transmitido no sábado, pelas 12h00. Em destaque no programa conduzido por Marina Pimentel estará o momento político e o que perspectiva a próxima legislatura.