Aos 92 anos de idade, a Irmã Ercília é a mais velha de um grupo de 95 peregrinos que partiram a pé de Viana do Castelo para a primeira grande peregrinação do ano na Cova da Iria, nos dias 12 e 13 de maio.
Um caminho de cerca de 280 quilómetros que a Irmã Ercília percorreu pela primeira vez , este ano, também de carro, apesar de ser contra a sua vontade.
“Estou um pouco contrariada porque queria vir sempre a caminhar, mas o organizador, devido à minha idade e ao calor, não deixou”, confessou. “De vez em quando vou de carro. Vou aos bocados. Ainda ontem andei mais de duas horas”, contou.
Durante o trajeto a pé, a irmã Ercília reza o terço. É assim há 25 anos, desde que a religiosa da congregação Franciscana de Nossa Senhora da Conceição, S. Miguel Arcanjo, começou a percorrer o caminho. Primeiro por promessa, depois por gosto.
“Os primeiros dois anos foi promessa, depois gostei e entendi que devia vir mais vezes. Disse a Nossa Senhora que enquanto pudesse viria sempre”, adiantou.
E é a fé em Nossa Senhora o alento, reconhece a religiosa que, aos 92 anos, garante ter saúde para continuar.
“ Em 25 anos nunca ganhei bolhas. Posso por os pés no chão e não me doi nada. Vou muito bem”, garantiu a peregrina. Mas, qual é o segredo? “Não sei. Só Nossa Senhora de Fátima é que sabe”.
A irmã Ercília e o grupo de mais 94 peregrinos chegam esta quinta-feira ao santuário mariano para assistirem às celebrações da peregrinação aniversaria de 12 e 13 de maio.