O Vaticano divulgou esta segunda-feira o programa da “viagem ecuménica” do Papa à cidade de Genebra, a 21 de junho, por ocasião do 70.º aniversário de fundação do Conselho Mundial de Igrejas.
Francisco vai partir de Roma pelas 8h30 locais (menos uma em Lisboa) para um voo de 1 hora e 40 minutos até Genebra, onde se vai encontrar em privado com o presidente da Confederação Suíça, numa sala do aeroporto.
Para as 11h15 (10h15 em Lisboa) está marcada uma oração no centro ecuménico do Conselho Mundial de Igrejas, com homilia do Papa; segue-se o almoço com a liderança deste organismo, no Instituto Ecuménico de Bossey.
O programa prossegue às 15h45 locais, com um encontro ecuménico no qual Francisco vai proferir um discurso.
A viagem conclui-se com a celebração da Missa, no Palexpo de Genebra.
O regresso a Roma acontece pelas 21h40 locais.
Antes do Papa Francisco, dois outros pontífices foram à sede do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra: Paulo VI, a 10 de junho de 1969, e João Paulo II, a 12 de junho de 1984.
O organismo ecuménico congrega mais de 340 igrejas em mais de 100 países – igrejas ortodoxas, anglicanas, luteranos, metodistas, evangélicas, entre outras – que reúnem cerca de 500 milhões de pessoas; a Igreja Católica, que não é membro oficial, é observadora nas reuniões.