Braga quer impor a primeira derrota da época ao Benfica
30-12-2022 - 12:45
 • Carlos Dias com Renascença

António Marques, presidente da Assembleia Geral do Braga, acredita que é possível travar o líder. Rumores sobre Enzo não afetam, "timing" do regresso da novela Horta questionado.

O presidente da Assembleia Geral da SAD do Sporting de Braga acredita que os minhotos podem impor a primeira derrota da época ao Benfica.

Em declarações a Bola Branca, de antevisão do jogo da 14.ª jornada do campeonato, António Marques assume que a receção ao Benfica é "um clássico", no entanto, frisa que todos os três pontos são saborosos.

"O Benfica está numa caminhada muito positiva, mas eu estou convencido que vai ser um grande jogo. O Braga está preparado para alterar as estatísticas recentes do Benfica. O Braga tem de ser muito impositivo, muito pressionante, porque o Benfica também o é, e estar mentalmente forte, disponível para sonhar", salienta.

Novelas Enzo e Ricardo Horta. "Acha normal?"

Enzo Fernández tem sido muito cobiçado, desde que ganhou o Mundial 2022 com a Argentina. Contudo, António Marques garante que o Braga não se deixa afetar com os "sai, não sai" em torno do Benfica.

"Não pode haver receios. Essas polémicas à volta do Benfica, de jogadores que saem, que não saem, para nós é indiferente. Importa é que o braga esteja mentalmente bem, que o treinador esteja num bom momento de definição da tática e que os jogadores saibam interpretar. Se assim for, acho que vai haver um bom resultado para o Braga", afiança.

O Braga tem a sua própria controvérsia. O Málaga já terá documentos que, alegadamente, provam uma proposta do Benfica, de 17 milhões, pelo passe de Ricardo Horta. Informação avançada pela rádio "Cadena Cope", de Espanha, que acrescenta que o caso segue para a FIFA em breve.

A oferta teria sido recusada recusada pelo Braga, o que alegadamente viola o acordo feito entre os dois clubes aquando da mudança de Horta do Málaga para o Minho. Na altura, Málaga e Braga teriam acertado que seria aceite qualquer proposta acima de cinco milhões de euros pelo avançado e que 33% desse valor seria entregue à equipa espanhola.

Em conferência de imprensa, Artur Jorge questionou o "timing" da notícia, que surgiu a dois dias do Braga-Benfica. António Marques coloca-se ao lado do treinador e coloca uma questão: "Acha normal, a dois dias de um jogo tão importante para o Benfica em Braga, acontecer uma coisa destas? Só faço a pergunta, não respondo: acha normal?"

"Falta muita mercearia para comprar e vender"

O Braga tenta fugir ao Sporting, que igualou os minhotos com uma vitória sobre o Paços de Ferreira. Em caso de vitória, a equipa de Artur Jorge ficará a seis pontos da liderança do campeonato. António Marques assume que as vitórias "são sempre importantes", contudo, avisa que, à jornada 14, "falta muita mercearia para comprar e para vender".

"Temos de perceber que isto é uma maratona, uma maratona longa, e não é fácil os jogadores estarem sempre na forma que os treinadores querem, mentalmente consistentes e fortes. O futebol tem momentos muito competitivos e os jogadores têm de estar mentalmente muito focados, muito bem preparados e nada os distrair em qualquer momento do jogo. Falta muito jogo, mas uma vitória é sempre uma vitória e é sempre saborosa. Uma vitória com o Benfica também será saborosa", diz.

O Braga, terceiro classificado, com 28 pontos, recebe o Benfica, líder, com 37, na jornada 14 do campeonato. Jogo com relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.