Trump admite encontro com o Irão "sem pré-condições"
31-07-2018 - 01:36

"Nunca deverá ser permitido" que o Irão possua armas nucleares, avisa Presidente dos Estados Unidos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, admite encontrar-se com o líder do Irão, sem qualquer pré-condição.

“Certamente que eu me iria encontrar com o Irão se eles quisessem. Não sei se eles estão preparados. Eu acabei com o acordo com o Irão. Era um acordo ridículo”, disse Trump esta segunda-feira, na Casa Branca, numa conferência de imprensa com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

O líder norte-americano garante que “não tem pré-condições” para se reunir com o Irão e discutir formas de melhorar as relações entre os dois países.

No entanto, Trump avisou que "nunca deverá ser permitido" que o Irão possua armas nucleares, numa escalada da retórica contra os líderes iranianos, e após uma série de recentes comentários onde Trump chegou a admitir a possibilidade de um "conflito armado" com Teerão.

Os Estados Unidos saíram recentemente do acordo nuclear assinado, em 2015, com o Irão e com outras potenciais ocidentais.

As autoridades de Teerão já reagiram à disponibilidade de Trump. Hamid Aboutalebi, um assessor do Presidente Hassan Rouhani diz que voltar às negociações seria os EUA regressarem ao acordo nuclear.

“Respeitar os direitos da nação iraniana, reduzir as hostilidades e o regresso ao acordo nuclear são passos que podem ser dados para preparar a estrada esburacada das conversações entre o Irão e a América”, declarou Hamid Aboutalebi.

A possibilidade admitida por Trump acontece uma semana depois de uma escala verbal entre os dois países, em que o presidente iraniano advertiu os Estados Unidos para não “brincarem com a cauda do leão”, assegurando que um conflito com Teerão será “a mãe de todas as guerras”.