Nuno Melo, atual eurodeputado, será o cabeça de lista do CDS às eleições europeias do próximo ano. O anúncio será feito pela líder do partido, Assunção Cristas, no 27º Congresso do CDS que decorre em Lamego. O CDS será, assim, o primeiro partido a anunciar o cabeça de lista às eleições para o Parlamento Europeu, que devem realizar-se em junho do próximo ano.
É um regresso de Nuno Melo à liderança da lista depois de, há quatro anos, o CDS ter concorrido em listas conjuntas com o PSD. Nessa lista conjunta, Melo foi o quarto nome, o primeiro do CDS. E nessas eleições, o CDS acabou por perder o segundo eurodeputado que tinha conseguido com listas próprias.
Agora, a aposta de Cristas é voltar à lista própria e conseguir, pelo menos, voltar a ter um segundo eurodeputado. Mantém Melo – que há dois anos chegou a ponderar concorrer à liderança do CDS – como primeiro nome, mas quer apostar em novos nomes para os lugares seguintes da lista.
Além da questão dos nomes, o anúncio do cabeça de lista às europeias neste congresso pretende dar o sinal de partida para os vários momentos eleitorais que se aproximam.