A IKEA, multinacional sueca do ramo do mobiliário, anunciou que vai deixar de imprimir o seu tradicional catálogo anual.
O catálogo da IKEA era impresso e entregue na casa dos clientes há 70 anos, e é uma das maiores publicações anuais a nível mundial.
A publicação que apresenta as novas coleções e tendências atingiu o seu ponto alto em 2016, quando cerca de 200 milhões de exemplares foram distribuídos em mais de 50 países.
A IKEA explica a decisão com o facto de haver cada vez menos pessoas a ler a versão impressa, numa era em que os clientes mudaram de hábitos e, cada vez mais, optam pelas alternativas digitais para comprar ou procurar inspiração.
“Virar a página em relação ao nosso adorado e icónico catálogo é emotivo, mas uma decisão racional”, refere a multinacional sueca, em comunicado.
Para quem ainda prefere o objeto físico, a última edição do catálogo a sair das rotativas será em 2021, com 40 milhões de exemplares.
A primeira edição chegou a casa dos possíveis clientes em 1951 e foi coordenada pelo fundador da IKEA Ingvar Kamprad, que morreu em janeiro de 2018. A tiragem foi de 285 mil cópias, distribuídas pelo sul da Suécia.