A Comissão Europeia deu esta quarta-feira "luz verde" à vacina da Moderna contra a Covid-19.
A notícia foi avançada nas redes sociais por Ursula Von Der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
“Estamos a providenciar aos europeus vacinas contra a Covid-19 seguras e eficazes”, escreve Von Der Leyen.
A vacina da Moderna é a segunda a ser aprovada na União Europeia, depois do fármaco da Pfizer/BioNTech, que está a ser administrada desde 28 de dezembro.
A aprovação da Comissão Europeia surge poucas horas depois da autorização da Agência Europeia do Medicamento (AEM).
A vacina da Moderna é tomada em duas doses, com um intervalo de 28 dias, segundo a AEM, e está autorizada para pessoas a partir dos 18 anos de idade.
“A Europa já garantiu, até agora, 2 mil milhões de doses de potenciais vacinas, mais do que suficientes para nos proteger a todos”, afirma a presidente da Comissão Europeia.
Portugal deve receber mais de 200 mil vacinas da Moderna
No plano de vacinação em Portugal, está prevista a entrega de 227.060 doses de vacina da Moderna durante o primeiro trimestre deste ano. A calendarização da entrega ainda terá de ser confirmada pela empresa.
Esta é a vacina com menos doses previstas para entrega. Neste primeiro trimestre, devem chegar a Portugal 1 229 475 doses da vacina da Pfizer e 1,4 milhões de doses da vacina da Astrazeneca. Contudo, esta última ainda aguarda aprovação.
A vacina da Moderna, que já está a ser aplicada nos Estados Unidos, chega à Europa numa altura em que vários países endurecem as medidas para travar uma terceira vaga da pandemia.
O fármaco também chega numa altura em que começa a circular uma nova variante do coronavírus, que tem uma taxa de transmissibilidade cerca de 70% superior.