O Centro Cultural dos Jesuítas situado no Bairro Alto, em Lisboa, vai ser palco de um curso, em duas sessões, sobre Ciência e Religião.
Esta formação vai abordar "o modo como a narrativa do conflito entre ciência e religião tem estado presente ao longo da história", refere a Brotéria numa nota no site.
De acordo com a mesma nota, "em 1875, John William Draper descreveu a história da ciência como a narrativa do conflito entre duas forças opostas: por um lado, a força expansiva da razão humana e, por outro, a força repressiva da fé tradicional e dos interesses humanos".
A narrativa de "conflito ou guerra constante foi alimentada durante várias décadas, sendo, ainda hoje, dominante no imaginário popular", acrescenta.
Apesar de "alguns académicos terem proposto outras grelhas de leitura para a compreensão das relações entre ciência e religião, desde a separação até à complementaridade, a tese do conflito tem-se revelado hegemónica, sobretudo na esfera pública", assinala a organização deste curso.
Nos dois sábados de formação vai ser possível revisitar "alguns episódios selecionados da história da ciência ocidental, incluindo o ensino e a prática das ciências na Idade Média, o caso Galileu e o debate em torno do evolucionismo".
O curso será orientado por Francisco Malta Romeiras, investigador no Departamento de História e Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa.
Para mais informações sobre o curso, o custo da formação e onde se inscrever, basta ir à página da Brotéria aqui.