Raphinha, antigo jogador de Vitória de Guimarães e Sporting, terá tudo acordado para ser reforço do Barcelona.
Segundo a imprensa internacional, Leeds já aceitou uma proposta formal de 58 milhões de euros, que poderá chegar aos 67, mediante objetivos.
O internacional brasileiro de 25 anos cumpriu duas temporadas no Leeds, onde se destacou na Premier League. Em 2021/22, apontou 11 golos e três assistências em 36 jogos disputados.
Formado no Avaí, Raphinha chegou à Europa para representar o Vitória de Guimarães, em janeiro de 2016. Esteve duas épocas e meia no clube minhoto antes de se mudar para o Sporting, em 2018/19.
Depois de uma temporada em Alvalade, transferiu-se para o Rennes, de onde acabaria por ser contratado pelo Leeds. Será a contratação mais cara do Barcelona neste defeso.
Clubes portugueses lucram
Segundo o mecanismo de solidariedade da FIFA, Vitória de Guimarães e Sporting ainda vão lucrar com a transferência milionária para o Barcelona.
Os minhotos deverão encaixar cerca de 580 mil euros, correspondentes a duas épocas de formação de Raphinha, enquanto que o Sporting encaixa 290 mil euros. O Avaí receberá a maior parte da fatia, cerca de 1,75 milhões de euros.