O rei de Inglaterra garante “compromisso inabalável” com a NATO e “apoio total” à Ucrânia.
No discurso de abertura da sessão legislativa, após as eleições que deram a vitória ao Partido Trabalhista, Carlos III prometeu que o Governo de Keir Starmer “vai garantirá uma defesa forte baseada nos valores comuns da Organização do Tratado do Atlântico Norte: liberdade individual, democracia, direitos humanos e Estado de Direito”.
“O nosso compromisso com a NATO permanecerá inabalável. Vamos manter forças armadas robustas, incluindo ao nível da dissuasão nuclear”.
Quanto à guerra na Ucrânia, o monarca compromete o novo executivo com o “total apoio à Ucrânia e ao seu povo”, ao mesmo tempo que assegura o “papel de liderança [do Reino Unido] no caminho da Ucrânia para a adesão à NATO.
Numa alusão indireta ao Brexit, o rei de Inglaterra não fez qualquer consideração sobre uma eventual reversão do processo, mas deixou a garantia de que o novo Governo vai trabalhar para “redefinir a relação com os parceiros europeus e para melhorar a relação comercial e de investimento do Reino Unido com a União Europeia”.
Já sobre o conflito no Médio Oriente, Carlos III reafirma o compromisso do Reino Unido com uma solução de dois estados, “com Israel seguro e protegido, juntamente com um Estado palestiniano viável e soberano”.