O líder do Cidadãos, Albert Rivera, diz que vai liderar a oposição depois das eleições legislativas deste domingo em Espanha.
“Vamos vigiar de perto o Governo socialista de Pedro Sanchez e do Podemos. Vamos para a oposição”, afirmou Rivera no seu discurso de encerramento da noite eleitoral.
Com 99% dos votos contados, o Cidadãos consolida-se como terceira força política espanhola. Conquista 15,8% dos votos e um total de 57 deputados.
Na sua intervenção perante os apoiantes, Albert Rivera prometeu respeitar os resultados das eleições e atirou farpas ao vencedor PSOE.
“Felicito os vencedores destas eleições. Não vamos fazer como o PSOE. Não vamos cercar o Congresso, vamos respeitar o resultado eleitoral, apesar de não gostarmos do resultado. Há um projeto que acredita em Espanha, que tem futuro. Esta é a casa comum do projeto constitucionalista. Disse-o em campanha e hoje ficou demonstrado”, afirmou.
O PSOE venceu as eleições com 26,7% dos votos, o equivalente a 123 deputados, longe dos 176 necessários para ter maioria absoluta.
As próximas semanas serão de negociações para tentar formar um governo de coligação ou com apoio parlamentar.