Reformados e pensionistas saem à rua contra aumento do custo de vida
06-07-2023 - 08:48
 • Lusa

Estão agendadas manifestações em várias cidades do país para exigir, por exemplo, medicamentos gratuitos para doentes crónicos, um envelhecimento "com qualidade de vida e segurança" e investimentos no Serviço Nacional de Saúde para assegurar a igualdade de acesso aos serviços de saúde.

Reformados e pensionistas vão manifestar-se esta quinta-feira em várias cidades do país contra o aumento do custo de vida e para exigir, entre outras medidas, medicamentos gratuitos para doentes crónicos.

Os reformados reclamam um envelhecimento "com qualidade de vida e segurança" e investimentos no Serviço Nacional de Saúde para assegurar a igualdade de acesso aos serviços de saúde. Uma rede pública de equipamentos sociais de apoio aos idosos é outra exigência que se fará ouvir.

De acordo com a agência Lusa, há manifestações marcadas para Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Grândola, Guimarães, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu.

A organização dos protestos está a cargo do MURPI - Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos que, desde o início do ano, já promoveu várias iniciativas semelhantes.