Oposição síria sempre participou nas negociações de paz
30-01-2016 - 00:07

Grupo opositor a Bashar al-Assad chegou a anunciar que não estaria em Genebra esta sexta-feira, mas recuou.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, saudou a oposição ao regime de Damasco por ter decidido participar nas conversações de paz na Síria, que começaram em Genebra, sob a égide da Organização das Nações Unidas.

"Os Estados Unidos reiteram também que a resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU deve ser aplicada por todas as partes que participam nas negociações, sobretudo no que diz respeito à necessidade urgente de ajuda humanitárias às zonas da Síria que estão sitiadas", afirmou John Kerry em comunicado.

Reunida desde terça-feira em Riade, a oposição síria decidiu participar nas conversações de paz indirectas com o regime que se iniciaram esta sexta-feira em Genebra.

Em declarações à agência noticiosa France-Presse (AFP), um responsável da oposição precisou que o Alto Comité de Negociações (HCN), uma vasta coligação de opositores políticos e de grupos armados sírios formada em Dezembro na Arábia Saudita na perspectiva da iniciativa de Genebra, iria enviar "entre 30 e 35 pessoas" às conversações.

O HCN tinha recusado participar nas negociações enquanto prosseguissem os bombardeamentos e o cerco de diversas localidades sírias.