O grupo de investimentos do Qatar, que é também dono do Paris Saint-Germain, adquiriu oficialmente 21,67% do capital da SAD do Sporting de Braga, segundo a informação divulgada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo Nasser Al-Khelaïfi, presidente da QSI, citado em comunicado, "a Qatar Sports Investments tem orgulho de investir em empresas e marcas desportivas líderes mundiais, permitindo que estas alcancem todo o seu potencial".
"Portugal é um país ancorado no futebol, com alguns dos adeptos mais apaixonados e uma das melhores formações de talentos do mundo. O SC Braga é uma instituição portuguesa exemplar, com uma história orgulhosa, uma enorme ambição e uma reputação de excelência, dentro e fora de campo", afirma o atual presidente do Paris Saint-Germain.
António Salvador, presidente do Sporting de Braga, garante que se trata da "parceria certa para acelerar o nosso crescimento e expansão, ajudando-nos desenvolver o nosso grande potencial como clube".
Segundo o comunicado do Braga, "esta operação não produz qualquer alteração na gestão da Sporting Clube de Braga Futebol, SAD, estando salvaguardada a total autonomia de decisão por parte da Administração nomeada com o apoio do acionista maioritário Sporting Clube de Braga."
A equipa masculina de futebol do SC Braga compete na I Liga desde 1975, encontrando-se atualmente em 3.º lugar.
O Qatar Sports Investments é o grupo de investimento do próprio governo qatari, que detém a totalidade do Paris Saint-Germain. A entrada do Qatar no desporto recebeu largas críticas de "sportswashing", ou seja, a utilização do desporto para melhorar a reputação de alguma organização ou governo devido a irregularidades ou crimes cometidos.
O Qatar, que vai também organizar o Mundial neste inverno, está envolto em polémica, desde as suspeitas de corrupção na atribuição da prova, a morte de dezenas de trabalhadores na construção dos estádios, e a falta de igualdade e de direitos humanos no país.
A Qatar Sports Investments começa a construir um grupo com vários clubes de diferentes países, seguindo o exemplo do City Group, de Sheikh Mansour dos Emirados Árabes Unidos, que conta com o Manchester City, New York City, Melbourne City, Yokohama Marinos, Girona, Lommel, Troyes e Palermo.
O grupo que é liderado por Nasser Al-Khelaïfi detém o PSG, o Eupen da Bélgica e agora uma percentagem do capital do Sporting de Braga.
Leia na íntegra o comunicado do Sp. Braga:
"A Sporting Clube de Braga Futebol, SAD informa – no seguimento do já transmitido à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) – ter recebido uma comunicação da Qatar Sports Investments relativa à compra, por parte desta, da participação do acionista Olivedesportos SGPS, S.A..
Pela longa e sucedida parceria e pela confiança sempre depositada na gestão e nas decisões da Administração, a Sporting Clube de Braga Futebol, SAD manifesta público agradecimento à Olivedesportos SGPS, S.A. e à sua Administração, desejando as maiores felicidades para os desafios futuros.
A Sociedade acolhe com entusiasmo a entrada da Qatar Sports Investments na sua estrutura acionista, certa de que a capacidade e a experiência internacionalmente demonstradas, nas mais variadas áreas, constituem para a Sporting Clube de Braga Futebol, SAD um acrescento de valor, permitindo alavancar o crescimento da marca e a sua expansão global.
Esta operação não produz qualquer alteração na gestão da Sporting Clube de Braga Futebol, SAD, estando salvaguardada a total autonomia de decisão por parte da Administração nomeada com o apoio do acionista maioritário Sporting Clube de Braga."