“To do list" para a Web Summit 2018. O que não pode deixar de fazer, ver e ouvir
05-11-2018 - 06:17
• Cristina Nascimento
Renascença é, pelo segundo ano consecutivo, “media partner” do evento.
Começa esta segunda-feira a terceira edição da Web Summit em Portugal. São esperados 70 mil participantes, mais de mil oradores para dezenas de conferências.
De 5 a 8 de novembro, no Altice Arena e nos Pavilhões da FIL, por vezes o difícil é saber escolher.
Prepare a sua ida para tirar o melhor partido possível do evento.
- Antes de ir para a Web Summit, reserve pelo menos meia hora para analisar o vasto programa do evento. Há mais de 20 palcos, muitos deles temáticos. Na app da Web Summit pode ver o programa detalhado. Escolha pelo menos um tema que o apaixona e uma conferência para ouvir. As conferências são curtas e costumam ser uma lufada de ar fresco.
- Ouvir uma das intervenções do fundador da Web Summit. Paddy Cosgrave vai estar no palco central pelo menos duas vezes por dia. Concorde-se ou não com as suas ideias, Cosgrave tem um estilo de comunicação com o público que vale a pena ver e ouvir ao vivo, pelo menos uma vez.
- Consulte o programa do Palco Central e escolha pelo menos uma das conferências com nomes sonantes. Por lá vai passar o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres; o primeiro-ministro, António Costa; o ex-jogador de futebol Ronaldinho; a robot Sophia e o seu “amigo” Han, e muitos outros.
- Está a pensar criar uma startup? Tem de ouvir, no palco dedicado às universidades, a conferência “Nove segredos para uma startup de sucesso”.
- Já tem uma área de negócio, mas quer dar-lhe nova vida? Abra os horizontes e vá ouvir conferências sobre outras áreas que não a sua. Pense fora da caixa.
- Deixe-se contagiar pelo espírito positivo. As centenas de startups presentes no evento têm todas algo em comum. Acreditam no seu projeto e estão no evento com a esperança ao rubro. Muitas apostam que é ali que vão encontrar os parceiros, clientes ou investidores para alavancar o seu negócio.
- Se os seus horários o permitirem, participe no Sunset Summit (todos os dias entre as 16h00 e as 20h00, no Pavilhão de Portugal) ou na Night Summit (por várias zonas da cidade de Lisboa). É outra forma de fazer networking, de copo na mão e com a descontração própria dos ambientes de diversão noturna.
- Reserve algum tempo – duas, três horas – para simplesmente passear pelos corredores da Web Summit. Deixe-se surpreender pelas ideias que circulam e pelas experiências que pode vivenciar. Dê-se tempo para ouvir os projetos que ali estão em exposição.
- Perca a vergonha e fale, mesmo com desconhecidos. Na Web Summit estão pessoas de todo o mundo e, de forma geral, todos estão ansiosos por falar com todos.
- Tire uma foto junto ao logo da Web Summit. Partilhe nas redes sociais ou guarde-a apenas para sua recordação.