Santarém continua a ser uma opção para a localização do novo aeroporto, nomeadamente como estrutura complementar ao atual aeroporto de Lisboa.
Em declarações à Renascença, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, explica que as opções de “Santarém se ficar só como complementar a Lisboa” ou a “possibilidade de ser um grande aeroporto” estão “em aberto”.
“Agora, caberá ao novo Governo tomar essa decisão, que nós esperamos que possa efetivamente ser a escolha de Santarém e acabar de vez com um processo que se arrasta há mais de cinco décadas”, afirma o autarca.
A construção do aeroporto em Santarém sairia a custo zero para o Estado, uma vez que, a proposta apresentada pelas câmaras de Santarém, Golegã, Torres Novas e Alcanena prevê o financiamento privado até 1,2 mil milhões de euros.
Na versão inicial do relatório, a Comissão Técnica Independente (CTI) considerava inviável a opção Santarém como solução para um hub internacional, invocando razões aeronáuticas. Já no relatório entregue esta segunda-feira ao Governo ainda em funções, a CTI passou a incluir a opção Santarém para o novo aeroporto.
O relatório final ficará disponível publicamente na próxima sexta-feira, 22 de março.