A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirma as suspeitas de transmissão comunitária de varíola dos macacos em alguns países não endémicos. A OMS revela ainda que já haverá casos de infeção pelo vírus Monkeypox em mulheres.
Em conferência de imprensa, o diretor-geral, Tedros Gebreyehsus, avançou que estão confirmados mais de mil casos da doença em 29 países.
“Mais de mil casos confirmados de varíola dos macacos já foram relatados à OMS, em 29 países não endémicos. Até agora, nenhuma morte foi relatada nestes países.
A maioria dos casos relatados da doença foi identificada em homens, mas alguns países começam a relatar casos de aparente transmissão comunitária, incluindo alguns casos em mulheres”, declarou.
O diretor-geral da OMS assume preocupação com o risco que o vírus pode representar para grávidas e para crianças, mas diz estar convicto de que ainda é possível travar o avanço da doença.
“O risco de varíola dos macacos se estabelecer em países não endémicos é real. A OMS está particularmente preocupada com os riscos deste vírus para grupos vulneráveis como crianças e grávidas. Mas este cenário pode ser evitado”, defendeu neta quarta-feira.
Em Portugal, há 191 casos confirmados de Monkeypox – mais 25 do que ontem, terça-feira.