Xavi Hernández é o novo treinador do FC Barcelona, anunciou este sábado de madrugada o clube catalão.
A lenda blaugrana, que vai substituir o holandês Ronald Koeman, assinou contrato até 2024.
A apresentação do novo treinador do FC Barcelona, de 41 anos, está marcada para segunda-feira.
"Não foi um adeus, foi um até já. Camp Nou foi sempre a minha casa. São os meus adeptos, a minha gente, o clube que amo. E agora volto a casa", disse Xavi Hernández nas suas primeiras palavras à nação blaugrana, deixadas através das redes sociais do clube.
"Vemo-nos em breve. Força Barça!", declarou o treinador numa mensagem acompanhada por imagens do emocionante momento da despedida de Xavi enquanto jogador do Barcelona, em 2015.
Xavi fez parte da histórica equipa do "tiki-taka", ao lado de Messi e Iniesta, que levou o Barcelona a várias conquistas sob o comando do treinador Pep Guardiola.
Agora, regressa a casa para orientar o clube numa altura difícil e de renovação, após a saída de Lionel Messi para o Paris Saint-Germain, no último verão.
O FC Barcelona é o atual nono classificado na Liga espanhola, com apenas 16 pontos em 11 jornadas e um registo modesto de quatro vitórias, três derrotas e quatro empates.
Na Liga dos Campeões, o Barça está no grupo E, com Benfica, Bayern de Munique e Dínamo de Kiev.
Xavi Hernández já estará no banco quando os catalões receberem o Benfica, no próximo dia 23, a contar para a quinta jornada da fase de grupos. Os blaugrana estão no segundo lugar com seis pontos, seguidos dos encarnados com quatro.