Um novo sismo de 5.6 na escala de Richter foi registado nesta manhã de segunda-feira, na Turquia, causando um morto e pelo menos 110 feridos, de acordo com um balanço atualizado pela Reuters.
Segundo aquela agência, o sismo, que atingiu a cidade de Ysilyurt, na província de Malatya, no sudeste da Turquia, foi registado pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, inicialmente com uma magnitude de 5.2, tendo o valor sido corrigido para 5.6 na escala de Richter.
O abalo provocou a morte de uma pessoa e pelo menos 110 feridos, além do colapso de mais de 20 edifícios, revelou o departamento governamental turco para situações de emergência (AFAD).
Entretanto, o autarca da cidade de Yesilyurt disse à estação de televisão Haberturk que as equipas de socorro estão, neste momento, a operar em parques de estacionamento automóvel de dois edifícios de apartamentos que ficaram danificados.
Mehmet Cinar, disse que "o pai e uma filha" ficaram "encurralados nos escombros de um edifício de quatro andares" depois de terem entrado no prédio onde moravam, na tentativa de recolherem alguns pertences.
Por isso, o Governo e o departamento governamental turco para situações de emergência apelaram à população para não tentar entrar nos edifícios danificados, devido ao risco de réplicas.
A cidade de Malatya já tinha sido atingida pelo tremor de terra que devastou várias partes do sul da Turquia e o norte da Síria a 6 de fevereiro.
Desde então, já foram registadas várias réplicas.
O abalo sísmico do início do mês, que teve a magnitude de 7.8, causou, pelo menos, 48 mil mortos na Síria e na Turquia, além de avultados danos em edifícios.
Segundo a Reuters, na Turquia, foram detidas, até este momento, 184 pessoas por cumplicidade no colapso de edifícios e as investigações ainda prosseguem.
[atualizado às 15h04]