O Reitor do Santuário de Fátima pede aos peregrinos que regressem às celebrações com “responsabilidade e cuidado”.
O apelo do padre Carlos Cabecinhas foi revelado esta quinta-feira, depois de conhecidas as novas orientações para as celebrações católicas, a partir desta sexta-feira, em que o país inicia uma nova fase de desconfinamento.
As missas do próximo fim de semana já não têm lotação máxima estabelecida e alguns rituais, como a Comunhão, retomam o seu formato original.
Na mensagem que dirigiu a todos os peregrinos, o Reitor do Santuário de Fátima afirma que esta nova etapa representa uma “oportunidade” após “um ano e meio depois de tantas privações e sacrifícios em nome da nossa saúde e do amor ao próximo”.
Agora, continua Carlos Cabecinhas, “cabe a cada um de nós a responsabilidade de garantir uma transição serena e progressiva para a normalidade”.
“Com um novo horizonte, de olhos postos já na Peregrinação de outubro, deixamos um convite renovado para que venham à Cova da Iria, com a mesma responsabilidade com que nos habituaram durante este tempo de pandemia, mas sem outros constrangimentos, que não sejam de novo a proteção individual e a proteção ao próximo, como o uso da máscara e o distanciamento necessário” afirma na mensagem.