Os centros de saúde da região Norte estão sem sistema informático desde as 8h00 desta quinta-feira, uma situação que "está a causar constrangimentos, priorizando-se as situações mais graves", confirmou à Renascença fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).
De acordo com a fonte, há centros de saúde sem sistema informático desde as 8h00, devido a um "problema técnico com um servidor". Apesar disso, a mesma fonte indica que a situação não põe em causa a realização de consultas ou a prescrição de medicamentos, embora admita que esses processos estão a ser executados de forma mais lenta.
A fonte da ARS-Norte acrescenta que foi acionado um plano de contingência técnico, com vários elementos das equipas informáticas a trabalhar em permanência para solucionar o problema o mais rapidamente possível.
Pelas 13h30, a ARS-Norte adiantou em comunicado que "os constrangimentos" relacionados com "falha num servidor central" foram ultrapassados "com a substituição do equipamento que hoje avariou".
Durante a manhã, foram relatados constrangimentos no acesso ao histórico de doentes, bem como impossibilidade de registo ou de requisição de meios complementares de diagnóstico.
Os relatos remetiam para problemas em centros de saúde do Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Amarante, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão (Braga), entre outros.
[atualizado às 13h51]