O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já destruiu 23.478 hectares, mais de metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais (EFFIS).
O fogo de Monchique (Algarve) já destruiu quatro vezes mais do que a área ardida este ano até 15 de julho (5.327 hectares).
O maior incêndio em termos de área ardida que este ano se tinha verificado até à semana passada em território nacional era o da Guarda, onde em fevereiro arderam 86 hectares.
Segundo informações divulgadas hoje pela proteção civil, o perímetro do incêndio de Monchique já ultrapassa os 100 quilómetros. Também foram atualizados o número de vítimas: 36 feridos, mantendo-se apenas um grave.
Hoje de manhã estavam deslocadas 299 pessoas, distribuídas por centros de apoio em Portimão, na vila de Monchique, em Marmelete (no mesmo concelho), Silves e São Bartolomeu de Messines.
No ano passado, as chamas destruíram mais de 440 mil hectares, o pior ano de sempre em Portugal, segundo dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Os incêndios do ano passado fizeram mais de uma centena de vítimas mortais, milhares de hectares de floresta destruída e milhões de euros de prejuízos.