A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) divulgou esta quinta-feira a lista dos nomes das vítimas mortais dos incêndios de 15 de Outubro. Em comunicado, é ainda confirmada a existência de duas pessoas dadas como desaparecidas.
"A Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), em articulação com a Polícia Judiciária (PJ), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), confirmam a ocorrência de 45 óbitos no quadro dos incêndios florestais que afectaram Portugal, entre 15 e 16 de Outubro, os quais incidiram maioritariamente nos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, e cuja causa de morte e relação com os incêndios se encontram em investigação", refere o comunicado.
O mesmo documento acrescenta que "algumas das vítimas vieram a falecer em momento posterior em unidade hospitalar".
As autoridades estão ainda a desenvolver “diligências para localizar outras duas pessoas dadas como desaparecidas. Estes desaparecidos são tidos como oriundos de Folgosinho, Guarda, e da Sertã, Castelo Branco".
O dia 15 de Outubro foi “o pior dia do ano” no que diz respeito ao número de incêndios (523 ignições). Morreram, pelo menos, 45 pessoas e cerca de 70 ficaram feridas.