Porfírio Amorim, um histórico do Famalicão e que de 1999 a 2001 trabalhou na pirâmide técnica do Sporting, considera que Ugarte é o nome que se perfila para atuar na zona seis do meio-campo do Sporting, no jogo frente ao Benfica, face à ausência de João Palhinha.
Palhinha contraiu uma lesão muscular frente ao Tondela, o que deverá levar o treinador Ruben Amorim a apostar em Ugarte. O ex-Famalicão, de 20 anos, foi justamente o jogador que entrou para a posição do internacional português quando este abandonou o relvado a meio da segunda parte do jogo com os beirões.
Em entrevista a Bola Branca, Porfírio Amorim aposta na titularidade de Ugarte no dérbi frente ao Benfica, na 13.ª jornada do campeonato.
"Pode se a solução natural. É um jogador mentalmente forte e tem agressividade. Tem um pouco mais de abrangência do que o Palhinha mas o português está uns furos á frente pela maturidade adquirida. Mas Ugarte se for o escolhido vai dar conta do recado porque tem tudo para desempenhar esse papel", sublinha.
Numa análise técnica ao perfil de Ugarte, Porfírio Amorim vê no uruguaio um jogador que com inteligência tática para assumir a zona do médio defensivo, na equipa leonina:
“Para além das condições naturais, Ugarte mostrou sempre ser um jogador inteligente e que se adapta às situações que se vão deparando. São características que o levaram a ingressar no Sporting. Tem inteligência para dar resposta ao que o momento pede. Ele tem tudo para poder singrar neste período em que o Palhinha vai estar ausente.”
Ugarte pode acusar desgaste nos próximos jogos
Palhinha não pode defrontar o Benfica e falhará, pelo menos, os quatro jogos seguintes do Sporting. Porfírio Amorim adverte para a fatura que Ugarte pode pagar pelo facto de ser um jogador com pouco ritmo competitivo.
“Numa primeira fase ele vai dar uma resposta extremamente positiva. Se se prolongar no tempo pode acusar algum desgaste porque não tem jogado o suficiente que lhe permita uma rotina de competição ao nível dos outros jogadores. Mas acredito que o Ugarte, com as suas competências, vai dar uma resposta positiva”, afiança.
Porfírio Amorim considera que Palhinha é uma baixa importante, mas que não irá reduzir as possibilidades do Sporting de discutir o resultado com o Benfica:
“Palhinha é extremamente importante na equipa. Mas o Sporting já demonstrou ter soluções que sendo diferentes dão a mesma riqueza. O Sporting vai ser na mesma uma grande equipa, mesmo sem Palhinha.”