25 concelhos sem recolher obrigatório a partir das 13h00 no fim de semana
07-01-2021 - 14:49
 • Renascença

Primeiro-ministro anunciou o recolher obrigatório a partir das 13h00. Vinte e cinco concelhos com menos casos de Covid-19 não foram incluídas na nova restrição para este fim de semana. A circulação entre todos os municípios vai estar proibida.

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, anunciou novas restrições para o próximo fim de semana no âmbito do estado de emergência, por causa do aumento de casos de Covid-19.

No sábado e no domingo, vai ser imposto um recolher obrigatório, a partir das 13h00, em todo o país. De fora dessa lista estão 25 concelhos com nível de risco moderado, que têm menos de 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes.

Os 25 concelhos em risco moderado são: Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagoa, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.

Nos restantes concelhos de Portugal o próximo fim de semana, de 9 e 10 de janeiro, será imposto o recolher obrigatório a partir das 13h00.

A outra medida anunciada pelo primeiro-ministro é a proibição de deslocação entre municípios, salvo casos execionais previstos na lei. Esta restrição vale para todos os concelhos de Portugal continental, esclareceu um comunicado do Conselho de Ministros, divulgado depois da conferência de imprensa de António Costa.

Consulte aqui a lista do Governo com o nível de risco dos concelhos.

Ao mesmo tempo que anunciava restrições para este fim de semana, o primeiro-ministro admitiu esta quinta-feira que na próxima semana o Governo poderá tomar medidas mais restritivas para fazer face ao aumento de contágios e adiantou que vai já proceder à audição dos partidos e dos parceiros sociais.

Portugal regista quase 10 mil casos e 95 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, avança a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta quinta-feira é o segundo dia com mais mortes e casos desde o início da pandemia.

[notícia atualizada às 17h51]