Quem tem a cargo uma pessoa dependente passa agora a ter um centro de formação destinado a cuidadores informais de forma a adquirirem competências para uma melhor resposta. Este sábado arrancaram as atividades formativas do centro de competências para o envelhecimento ativo.
“Este centro vai começar a sua formação hoje, ou seja, disponibilizou hoje a primeira formação dirigida aos cuidadores informais de forma completamente gratuita”, avança à Renascença Nuno Marques, o coordenador do Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo, iniciativa que, diz,responde a uma prioridade que o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tinha identificado.
Segundo Nuno Marques, estas formações online destinam-se a dar resposta “aqueles cuidadores que necessitam de num curto espaço de tempo receber a informação necessária de vários módulos”.
Nestes cursos, vão estar disponíveis temas relacionados com a alimentação de pessoas dependentes, cuidados nas higienes, posicionamentos ou mobilidade.