Dois homens e uma mulher foram identificados pela GNR nos últimos dias por burlas através da internet, na Área Metropolitana de Lisboa, no distrito de Faro e nos Açores.
Os suspeitos do sexo masculino têm entre 30 e 40 anos e a mulher tem 60 anos. Foram identificados na quarta e quinta-feira, depois de outros três suspeitos terem sido identificados em março, nos distritos de Aveiro, Faro e Lisboa.
A investigação partiu de uma denúncia feita em dezembro de 2020 e permitiu apurar o modo de atuação do grupo: a abordagem inicial era feita através do Facebook, onde solicitavam aos supostos interessados diversas transferências para pagamento de comissões e abertura de um processo de empréstimo.
As vítimas efetuavam as transferências, mas nunca viam o suposto empréstimo ser-lhe creditado na conta.
A GNR conduziu cinco buscas domiciliárias e duas em estabelecimentos comerciais, tendo apreendido diverso material de prova, desde documentação bancária e documentos manuscritos com prova de receção e depósitos de valores monetários de diversas proveniências, revela o comunicado divulgado nesta sexta-feira.
Foram também apreendidos diversos equipamentos informáticos utilizados no esquema (telemóveis, computadores e ‘tablets’), para serem sujeitos a perícia técnica.
De acordo com as estimativas da GNR, e da análise da prova obtida, o esquema terá rendido mais de um milhão de euros, tendo sido enganadas centenas de pessoas.