Fábio Cardoso está a caminho do FC Porto. O central do Santa Clara, formado no Benfica, deverá interromper as férias para assumir com o Porto uma ligação válida para as próximas cinco épocas.
O emblema açoriano encaixa cerca de dois milhões de euros com a transferência de Fábio Cardoso para o Dragão.
Hélder Cristóvão, que em 2013 e 2014 treinou Fábio Cardoso no Benfica B, não tem dúvidas de que o FC Porto acerta no reforço da sua defesa com o jogador de 27 anos.
"Vai encaixar perfeitamente na estrutura do FC Porto. Tem uma liderança muito assertiva, é muito trabalhador e focado nas suas missões", descreve, em entrevista à Renascença.
Formado no Benfica, Fábio Cardoso nunca chegou a jogar pela equipa principal, mas esteve duas épocas e meia na equipa B, antes de ser emprestado ao Paços da Ferreira para ter a primeira experiência na I Liga.
Hélder recorda que a promoção ao plantel principal do Benfica "era difícil", porque na altura o clube tinha Luisão, Garay e Jardel.
"Nunca regressou, mas teve muito mérito naquilo que fez em Glasgow e depois no Santa Clara, onde fez épocas fantásticas e com uma regularidade sempre por cima. Penso que demorou um ano mais do que o previsto para chegar a uma equipa grande", considera.
Fábio Cardoso cumpriu a terceira época consecutiva no Santa Clara, depois de passagens por Rangers, da Escócia, Vitória de Setúbal e Paços de Ferreira. Na última temporada fez 31 jogos e marcou três golos, pelos açorianos.
Hélder Cristóvão, atualmente a treinar o Al Hazm da Arábia Saudita, foi treinador do central na equipa B do Benfica.