Desviar um asteróide como quem desvia um avião, eis a nova missão da NASA para impedir a colisão de corpos rochosos com a Terra.
Há longos anos que o receio de colisões de asteróides com a Terra alarma os cientistas – e os terrestres em geral. O projecto RAMA (Reconstituting Asteroids into Mechanical Automata – Reconstituir Asteróides em Autómatos Mecânicos) pretende solucionar este problema.
Como? “Convertendo asteróides em enormes naves mecânicas e autónomas”, explicou a NASA no seu “site”. Traduzindo: a agência espacial norte-americana quer criar mecanismos que, após serem lançados para o espaço, se “alapem” a asteróides, tornando-os controláveis.
“O asteróide” – continua a NASA – “será programado com missões específicas, tais como desviar um asteróide em rota de colisão para fora do sistema solar ou para uma zona fora de perigo”.
Os asteróides controlados poderão, deste modo, ser desviados de uma possível rota de colisão com a Terra ou mesmo colocados em rota de colisão com outros asteróides, eliminando ameaças.
A agência espacial norte-americana já iniciou o financiamento do projecto, avançou esta quarta-feira o jornal britânico “Mirror”.
Segundo o “Mirror”, a NASA já cedeu 100 mil dólares (mais de 88 mil euros) para financiar o plano inicial do projecto. Pelas estimativas da equipa do RAMA, levará 20 a 30 anos até um asteróide ser desviado com recurso a estas técnicas.