A chuva intensa e a queda de granizo provocaram esta segunda-feira algumas inundações na vila do Pinhão, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, bem como deslizamentos de terras que levaram ao corte de estradas, segundo fontes da Proteção Civil.
O presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, diz que a zona do Pinhão foi afetada por uma queda intensa de chuva, acompanhada de granizo, que "provocou estragos significativos", quer na vila, nas estradas e nas vinhas do Douro.
“Fiz o trajeto pela estrada nacional de Vale de Mendiz até Pinhão e o cenário é devastador. Entre Vale de Mendiz, Pinhão e Vilarinho há sítios em que a destruição do vinhedo é quase de 100%, a destruição de infraestruturas, caminhos agrícolas, saneamentos é muito grande. Foi uma queda de água acompanhada por queda intensa de granizo”, disse o autarca à Renascença.
O comandante dos bombeiros do Pinhão, Carlos Pereira, adiantou à agência Lusa que aos bombeiros chegaram vários pedidos de ajuda devido a inundações provocadas pelo mau tempo, nomeadamente na estação ferroviária, numa unidade hoteleira e outros estabelecimentos da vila.
O responsável referiu ainda que as estradas de acesso do Pinhão a Alijó e Sabrosa foram cortadas devido a derrocadas e deslizamentos de terras.
Segundo Carlos Pereira, os bombeiros do Pinhão vão ser reforçados com cerca de 30 operacionais provenientes das corporações vizinhas.
O comandante disse ainda a chuva intensa começou a cair por volta das 17h40 e que, para já, não é possível adiantar mais informações.