Quase metade das ambulâncias novas do INEM estão avariadas: dos 20 veículos entregues em abril, nove estão paradas, das quais cinco com problemas elétricos.
De acordo com o “Jornal de Notícias”, as sirenes e as luzes de emergência desligam-se em andamento e há falhas de eletricidade para alimentar os dispositivos médicos.
O Instituto Nacional de Emergência Médica garante estar em articulação com a marca dos veículos "para verificar todas as situações que careçam de revisão e atualização".
O INEM adiantou que das nove viaturas inoperacionais por motivos diversos, incluindo um acidente, sete estão ao serviço na Região Norte, uma na zona de Lisboa e a última na Região do Algarve.
À Renascença, o presidente do sindicato dos Técnicos de Ambulâncias de Emergência fala em sirenes e luzes desligadas. “No interior, o técnico pensa que está visível e está a assinalar a marcha de emergência, mas as luzes não estão a acesas”, descreve Pedro José Moreira.
O mesmo responsável lembra as 20 ambulâncias entregues ao INEM em abril foram adquiridas por concurso público, admitindo que os baixos valores dos veículos, podem estar na origem da falta dos problemas. “Será expectável que o valor sendo baixo, se calhar a qualidade dos produtos não será a mais desejável”, sublinha.