O ex-primeiro-ministro português António Costa inicia funções, este domingo, como presidente do Conselho Europeu, bem como a nova Comissão Europeia liderada por Ursula von der Leyen, marcando assim um novo ciclo institucional na União Europeia (UE).
Após ter sido escolhido para o cargo em junho passado, António Costa inicia um mandato de dois anos e meio (até 31 de maio de 2027), no qual pretende tornar a instituição mais eficaz e promover a unidade europeia.
É o primeiro português e o primeiro socialista a assumir a liderança desta instituição, composta pelos chefes de Governo e de Estado da UE e que define as orientações e prioridades políticas comunitárias.
Também a iniciar funções está a Comissão Europeia, novamente presidida por Ursula von der Leyen por um período de cinco anos, que terá como principais desafios a guerra na Ucrânia, a competitividade e a nova administração norte-americana liderada por Donald Trump.
O novo executivo comunitário é composto por 11 mulheres entre 27 nomes (uma quota de 40% de mulheres e de 60% de homens), uma das quais é a comissária indigitada por Portugal e antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que ocupa a pasta dos Serviços Financeiros e União da Poupança e dos Investimentos.