Papa ficou profundamente marcado por encontro com vítimas de abusos na Irlanda
29-08-2018 - 10:17

Francisco reconhece que a Igreja Católica na Irlanda tem pela frente o desafio de recuperar a sua credibilidade e proximidade junto das comunidades.

Na habitual audiência geral das quartas-feiras na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco referiu-se à recente visita que fez a Dublin e reconheceu que ficou profundamente marcado pelo encontro com as vítimas destes crimes.

Francisco lamentou ainda que a Igreja Católica não tenha “sabido lidar da melhor forma” com a questão dos abusos sexuais praticados por alguns membros do clero.

“Esta minha visita à Irlanda, além de uma grande alegria, também carregou a dor e amargura devido aos sofrimentos causados naquele país por várias formas de abusos por parte de membros da Igreja e pelo facto das autoridades eclesiásticas no passado não terem sabido enfrentar estes crimes de maneira adequada”, disse o Papa Francisco.

Francisco reconhece que o encontro com as vítimas o marcou “profundamente”. “Várias vezes pedi perdão ao Senhor por estes pecados, pelo escândalo e pelo sentimento de traição que causaram”, disse ainda.

O Papa reconhece que a Igreja Católica na Irlanda tem pela frente o desafio de recuperar a sua credibilidade e proximidade junto das comunidades, mas mostrou-se confiante no esforço desenvolvido para “remediar os erros do passado”.

“No meu encontro com os bispos, encorajei o seu esforço em remediar os erros do passado com honestidade e coragem, confiando nas promessas do Senhor e contando com a profunda fé do povo irlandês para inaugurar uma nova etapa de renovamento da Igreja na Irlanda”, disse.